viagem

3 dias e 4 noites em Pipa

Tanto eu quanto o Erick já conhecíamos Pipa. Porém, separados e somente naquele esquema bate e volta de Natal. E eu lembro que eu havia adorado lá!

Na época, fiz o roteiro básico de agência. Sai de ônibus cedinho, faz uma parada na Praia do Madero e desce aquela escadaria enorme, que quando chega lá embaixo dá uma pontinha de arrependimento! Daí segue para Pipa, caminha até a Praia dos Golfinhos. Depois seguimos num caminhão-jardineira para a vista do Chapadão e Praia do Amor. Volta no fim da tarde para o hotel.

Para quem optou por ficar em Natal e tem poucos dias, vale a pena fazer o passeio! Mas fica aquela pontinha de vontade de quero mais, já que é um pouco cansativo e corrido! Vou ser bem sincera, depois dessa viagem que eu decidi que enquanto eu puder evitar pacotes fechados de viagem, assim o farei!

Pois faltando 1 mês para o Carnaval, estava pesquisando por milhas onde dava para irmos. Por 50mil milhas da LATAM para cada um, decidimos por Natal, mas passando os dias em Pipa.

Obs. quanto às milhas. Não foi tão barato, para ter uma idéia, com 70mil dava para ir para Londres, mas claro que os gastos em libras não ajudaria na conta da viagem.

Veja a seguir com foi nosso roteiro e confira as dicas.

Roteiro de 3 a 4 dias em Pipa

Placas amarelas características da região Praia de Pipa Natal
Placas amarelas características da região

Como chegar

Pipa, que pertence ao município de Tibau do Sul, fica a 95km do aeroporto internacional Governador Aluízio Alves e 75km de Ponta Negra, principal região de Natal. São 4 opções de transporte:

• Carro

Foi a nossa opção. Alugamos o carro pela Rentcars.com e já pegamos numa agência que fica próxima ao aeroporto. A estrada é boa, o sinal de celular cai em alguns trechos e tem alguns radares no caminho. A parte mais chatinha são os últimos 20km, porque a estrada passa por entre as pequenas cidades. Demoramos 1h30 da locadora até a nossa pousada.

• Transfer

É a opção mais cara. R$230 para duas pessoas, saindo do aeroporto. Ida e volta daria praticamente o mesmo valor do aluguel do carro. Alguns hotéis também oferecem o serviço, consulte seu hotel.

• Táxi ou aplicativo

Fiz a estimativa neste site oficial do Uber. O valor fica em torno de R$247 e R$349. O risco é o motorista não aceitar a viagem. E o táxi, pelo que li em outros blogs, o valor é parecido e, provavelmente, não terá o risco de não aceitarem, pois já devem estar acostumados.

• Ônibus

Opção mais em conta. R$15,00 cada trecho. Sai da rodoviária de Natal, pela Viação RioGrandense. As informações mais atualizadas de horários que encontrei foi no Live Pipa. Vale dar uma ligada para confirmar, principalmente se for em alta temporada. Nem a Viação e nem a Rodoviária possuem sites.

Uma outra opção para quem chega de avião é descer em João Pessoa. São 43km e aproximadamente 20-30 minutos a mais de estrada. O aluguel de carro não varia muito, mas se for pegar o táxi ou uber, são R$100 a mais pela estimativa. Quando for verificar as passagens, considere essa alternativa e veja qual vale mais a pena!

Como circular em Pipa

Não é fácil de circular de carro. São ruas estreitas, quase todas de terra batida ou paralelepípedos. Além de ser difícil de estacionar e até mesmo, são poucos os hotéis que possuem estacionamento adequado!

Caso você resolva ficar somente na parte central — praia de Pipa, praia do Amor e Baía dos Golfinhos — não vale a pena alugar um carro ou tirá-lo para ir até essas praias. As 3 você consegue percorrer pela areia, dependendo da Tábua das Marés.

Se você quiser visitar as outras praias próximas, a região é bem servida de táxis e também há serviço de vans. Não é esquema agência e os próprios hotéis irão saber te dizer.

Onde ficar

Nós optamos por ficar na Pousada Berro do Jeguy e foi uma delícia! Ela dispõe de 8 chalés charmosos, com ar condicionado, que cabem até 3 pessoas. Também há uma casa maior para 6 pessoas.

Possui estacionamento seguro, uma piscina bem grande, ótima para aproveitar no final da tarde, e o café da manhã era ótimo! Simples, com pães, frutas e bolos frescos. E fazem na hora tapiocas doces e salgadas e preparações diversas de ovos. Todos os atendentes, desde a dona da pousada, a Maria, e seus funcionários eram muito simpáticos e prestativos.

Fica a 800m da praia do Amor e a 1,2km da Galeria Vila Mangueira, a famosa escadaria com lanternas vermelhas, que é a foto de capa do post.

Como fomos durante o Carnaval, estava bem movimentado nas ruas e não vimos problemas em circular à noite. E olha que eu sou bem medrosa!

Por que escolhemos? Além dos ótimos comentários no TripAdvisor, oferece estacionamento e o valor estava ótimo em comparação à outros hotéis. Eles eram mais próximos do centro, mas todos os comentários recentes eram ruins ou eram muito mais caros não compensando a diferença.

Praias

• Dia 1: Praia do Amor e Baía dos Golfinhos

A praia do Amor é a mais agitada da região central, tendo até alguns surfistas no canto direito, em direção ao Chapadão. É bem servida de quiosques que cobram a consumação de pelo menos um petisco.

Já a Baía dos Golfinhos só tem pequenas barracas, mas tem uma quantidade razoável de oferta de espreguiçadeiras. Só tem que ficar de olho na maré e não ficar isolado até ela baixar.

• Dia 2: Praia do Madero

Prepare as pernas! É uma bela escadaria para acessar a praia. E é a melhor forma de acessar. Não indico banho para crianças, pois as ondas aqui são bem fortes, além de uma grande quantidade de surfistas.

Praia do Madero Pipa Natal RN
Vista de cima da Praia do Madero
  • Dia 3: Barra do Cunhaú e Sibaúma

São apenas 12km, mas 40 minutos para chegar. Além da balsa movida a humano para atravessar o Rio Catu. A ida foi rápida, com a maré baixa, o balseiro de dentro da água guiava a balsa. Tentamos ficar em Barra do Cunhaú, mas não há estrutura alguma. Sequer um vendedor de côco e uma cadeira e guarda-sol para alugar. Então, voltamos para os restaurantes que ficam logo após a travessia de balsa.

Com a maré baixa, formam-se piscinas naturais e tranquilas, podendo caminhar por cima das pedras. O Erick inclusive conseguiu fazer o treino de natação dele lá. Mas lá pelas 13h a maré subiu, encobrindo as pedras, tornando o banho mais perigoso, e tínhamos que ficar bem próximo à areia. Veja a diferença nas fotos!

A volta foi mais complicada. Tinha fila para pegar a balsa. E com a maré mais alta, a travessia é mais lenta.

Balsa Sibaúma Barra do Cunhaú Pipa
Travessia de Balsa do Rio Catu

Onde comer

Durante o dia, ficávamos nas barracas de praia mesmo. De noite, a gastronomia surpreendeu!

Restaurante Oca Toca, na Pousada Toca da Coruja

Já fomos logo na nossa primeira noite no Oca Toca. Imaginando que por ser Carnaval, geralmente as pessoas chegam no sábado, então na 6a feira deveria estar tranquilo. Quando chegamos era por volta das 21h15 e haviam diversas mesas disponíveis. Foi uma boa decisão!

Sentamos na área externa, onde é cercada por um jardim tropical. E tivemos um excelente jantar!

Restaurante Oca Toca área externa
Mesas na área externa do restaurante Oca Toca

Dica da Life is About: o RN é conhecido por ter uma das melhores carnes-de-sol do Nordeste, então não deixe de provar!

Aprecíe Restaurante

No final da Rua dos Bem-te-vis, fica o Aprecíe, que nos conquistou com seu Badejo.

Tapas

Também na rua dos Bem-te-vis, mas bem na esquina com a avenida principal, fica o Tapas. A lousa com o cardápio já abre o apetite, além de ter um especial do dia.

Mirante de Pipa Sunset Bar

O bar fica dentro da Pousada Mirante de Pipa e abre ao público das 16h às 19h (durante os dias de Carnaval, até às 21h). A programação e os ingressos podem ser adquiridos aqui. Eles garantem a animação e comes e bebes. Já o pôr-do-sol, São Pedro tem que ajudar. No nosso caso, ele só ajudou não chovendo!

Cicchetti

Eu vou ser sincera quando for criticar positiva ou negativamente um restaurante. O Cicchetti foi decepcionante. Chamou muito a atenção pela decoração requintada, pelo cardápio e por ser concorridíssimo, com pessoas na fila aguardando caírem as reservas. Conseguimos fazer uma reserva e sentamos no balcão, por opção nossa mesmo. O menu é do estilo pequenos pratos para dividir. Pedimos o tagliatele bolonhês, a pizza margherita e as almôndegas. Além da burrata, que não tinha. Nenhum prato valeu a foto que sequer vou colocar aqui.

Além de o restaurante ser todo fechado, e o ar condicionado não estava dando conta. Então, passamos muito calor!

Castanholândia

O Rio Grande do Norte também é conhecido como o estado com as melhores castanhas de caju! Nas praias e nas ruas você vai encontrar diversos vendedores, mas geralmente eles vendem aquelas não torradas por inteiro e em pedaços. Compramos a nossa na Castanholândia, onde inclusive podemos provar todas. Compramos a tradicional torrada com sal e essa de pimenta com açúcar.

Castanhas de caju da Castanholândia Pipa Natal RN
Castanhas de caju graúdas com cobertura de açúcar e pimenta

– – –

Achamos que foi uma ótima opção passar o Carnaval lá. Tanto o centro quanto as praias não ficam muito cheias. Mas claro que é impossível tirar foto na famosa escadaria sem ter um mar de gente atrás.

Não optamos por ficar a quarta-feira de cinzas lá. Eu havia lido que a avenida principal fecha o dia inteiro para a passagem dos bloquinhos e ficamos com receio de ser ruim a saída para Natal e também da estrada estar cheia. Então, saímos para Natal logo depois do café da manhã.